As personas da corte: os símbolos sociais

As personas da corte: os símbolos sociais

As personas da corte, também chamadas de figuras ou personagens, representam os tipos psicológicos da humanidade.

A palavra corte, cuja grafia antiga é côrte, tem origem no latim, “cortis” que significa pátio, paço, tropa, séquito. Deriva também de “cohortus”, com o sentido de lugar protegido em seu derredor. O Tarô tem sua origem na noite dos tempos, possivelmente desde o antigo Egito, ou mesmo no âmbito das revelações da Torá, a sabedoria judaica composta pelos cinco livros do antigo testamento. Mas sofreu grande influência da Idade Média, onde a corte era o aglomerado de pessoas que representavam a sociedade. De onde derivam as palavras, cortesia e cortês, com a ideia de que as pessoas que frequentavam a corte deveriam mostrar boas maneiras e respeito aos demais.

Os personagens da corte, Reis, Rainhas, Cavaleiros e Pajens sintetizam e convergem as variadas características humanas. Necessariamente não se referem ao sexo ou o gênero, refletem qualidades masculinas (animus) ou femininas (anima), ora uma, ora outra e muitas vezes ambas.

Maurício Brito
@tikuntaro

Minha personagem preferida é a Rainha de Paus, receptiva, intuitiva, com instintos aguçados, ousada e energética. Seu poder é solar, encara os desafios de frente.

E, você? Qual a sua persona preferida? 👇🏼 Comenta abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.