A anatomia do Tarô e a psicologia analítica

A anatomia do Tarô e a psicologia analítica

A segunda parte, são as quarenta cartas numeradas do ás ao dez, que representam o conjunto de experiências humanas e seus aspectos conscientes, fenomenológicos.

E a terceira, com vinte e duas cartas, que representam os principais arquétipos do inconsciente coletivo, o Louco simbolizando o arquétipo da liberdade, da inocência e os vinte e um arcanos, do Mago, representando o arquétipo da iniciativa, ao Mundo, o arquétipo da unidade, do reencontro do paraíso, passando pelos demais, cada um representando um fundamento arquetípico.

O conjunto de setenta e oito arcanos, uma palavra de origem latina, que significa mistérios ou enigmas; é corriqueiramente, dividido entre arcanos menores, reunindo as figuras da corte e as cartas numeradas e arcanos maiores, com o Louco e os vinte e um trunfos, que ele experiencia.

Os arcanos menores estão divididos em quatro naipes, relacionados às quatro funções psíquicas: o naipe de ouros, conectado à função sensação; o naipe de espadas, associado à função pensamento; o naipe de copas, correlato à função sentimento; e o naipe de paus, análogo à função intuição.

Já os arcanos maiores estão encadeados a uma jornada simbólica e arquetípica, onde o Louco representa o Ser humano comum, cujo Ego, sua parte consciente, ingênua e liberta, por meio do processo de individuação, busca realizar o “Si mesmo”, que é o princípio organizador da personalidade. 

Assim como o sol organiza o sistema solar, o “Si mesmo” é o arquétipo que assenta a psique. 

Já a individuação é o processo pelo qual o indivíduo se desenvolve para encontrar seu verdadeiro Eu, assim como uma semente cresce e se transforma em árvore.

Ao desvendar os mistérios e símbolos presentes nos arcanos do Tarô, adentramos em uma jornada de autoconhecimento profundo, onde as cartas se tornam espelhos da nossa própria psique. Através dessa exploração, somos convidados a mergulhar nas profundezas do inconsciente coletivo e desvelar os segredos que nos conduzem à realização plena do nosso verdadeiro Eu.

Você se sente uma pessoa pronta para observar essa jornada por meio do Tarô? Aperte aqui para agendar uma abertura com um especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.